sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Alerta! Cuidado no Salão de Beleza

           Qual a mulher que não gosta de ir ao salão arrumar o cabelo, fazer aquela depilação, embelezar as unhas e ficar linda e poderosa?!  Todas as mulheres, inclusive eu! rsrs. 
          Você sabe quais os perigos que você está exposta ao ir ao salão? Não sabe? Então vou te falar muitos! 
                                   OS perigos escondidos

  • Necrose: É muito importante escolher um profissional de podologia diferente de pedicure.Muitos pacientes que procuram este tipo de serviço já têm uma história clínica complicada e apresentam doenças de base como diabetes. A dificuldade de vascularização e cicatrização dessas pessoas, qualquer complicação num tratamento simples pode levar a problemas seriíssimos, inclusive à necrose dos dedos do pé.
  • Hepatite: Os tipos B e C da hepatite são transmitidos por sangue contaminado.Os vírus são mais resistentes do que o HIV.O B pode resistir a até um dia no ambiente e o C a até três.Para a hepatite B, porém, já existe vacina. A doença se manisfesta de forma aguda ou crônica. A longo prazo e sem que o portador suspeite, o vírus da hepatite C provoca cirrose e pode levar a morte.Estima -se que um terço dos novos casos   da doença seja transmitido por material de salão de beleza ou estúdio de tatuagem.
  • Micose: Provocadas por fungos, as micoses podem atingir as unhas, a pele e o couro cabeludo com manchas esbranquiçadas ou escuras e descamações.
  • Granuloma piogênico: É uma lesão tumoral provocada pela proliferação de vasos sanguíneos.Dá um aspecto esponjoso à carne.Geralmente é causada por traumatismos decorrentes de corte profundo com alicates, das manicures ou das unhas encravadas maltratadas. O local mais freqüente é nos pés e das mãos. Para tratá-lo, pode ser necessária uma pequena cirurgia.
  • Pediculose: Os piolhos são transmitidos facilmente. Por isso, a regra dos instrutores de cabeleireiros é não atender a um cliente que apresentes piolhos ou lêndeas.
  • Foliculites e piodermites: Ceras depilatórias reutilizadas e giletes contaminadas provocam a infecção dos folículos pilosos, onde nascem os pêlos. A inflamação pode ser purulenta e atinge regiões como a virilha e a nuca.
  • Aids: Em tese, é possível contrair o HIV no sangue acumulado em alicates e outros instrumentos de manicure. Os especialistas dizem, porém, que o vírus é sensível e não resiste a muitas horas no ambiente. A dificuldade de se rastrear o transmissor impede que se confirme qualquer suspeita a esse respeito. Por isso é melhor não arriscar.
  • Alergias: Esmaltes, ceras depilatórias, tintas, tonalizantes e outros produtos para o cabelo podem causar alergias.É fundamental que os usuários façam o teste de contato antes de usar um novo cosmético. Profissionais de estética têm, por obrigação,  perguntar se o cliente já desenvolveu algum tipo de reação aos produtos que vai utilizar.                            
         Então como já diz o ditado popular: " Melhor  prevenir que  remediar" tem que exigir o uso das toalhas individuais, palito e lixa descartáveis. Materias como alicates e afastadores devem ser esterilizados em aparelhos adequados e pelo tempo regulamentado que é de 180 graus. 
       Muitas manicures já adquiriram técnicas de não mais cortar as cutículas e sim tirar só o excessos através da curetagem, feita com uma manicureta, especial para unhas. Esse novo procedimento 
é o indicado por profissional de saúde para evitar riscos de infecções e, principalmente, o vírus da hepatite C.  Mas ainda existe muita resistência por partes das clientes.
      A cutícula das unhas é uma proteção natural do organismo contra infecções. Se ela é cortada, abre-se, uma porta de entrada para infecções. Não se deve cortar cutícula nem a unha muito curta, rente ao sabugo, porque pode favorecer os ferimentos e a entrada de microorganismo oportunistas.
      se você ainda não aderiu a essa nova técnica de não tirar a cutícula, e não tem a intenção de aderir, a melhor opção é você ter o seu próprio kit para levar quando for ao salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário